Entenda melhor o Vítreo

O vítreo é o líquido que preenche quase toda a parte posterior do globo ocular e que mantém a forma como conhecemos. Composto por 99% de água, que está em contato com a superfície da retina.

É gelatinoso e transparente e tem um papel fundamental na visão do ser humano. O vítreo ajuda a focar a luz na retina, que recebe as faixas de luz, produz as imagens e envia para o cérebro através do nervo óptico. Atinge principalmente pacientes a partir dos 50 anos de idade.

O vítreo pode sofrer um descolamento, o processo em que o líquido se separe da retina. Quando a separação é completa, é o deslocamento do vítreo posterior total. Existindo pontos do vítreo aderentes à retina, há o deslocamento do vítreo posterior parcial. E podem ocorrer em apenas um olho (unilateral) e nos dois olhos (bilateral), mesmo que de forma rara.

As causas que podem levar ao descolamento do vítreo são o envelhecimento natural do olho humano, em que ele se altera de forma a ficar mais líquido. Traumas oculares e complicações cirúrgicas também potencializam o deslocamento.

Sintomas Vítreo

Os sintomas mais comuns são uma ligeira sensação de peso nos olhos, flashes de luz (chamado de fotopsia) e o aumento de corpos “flutuantes” na região afetada.

O diagnóstico é feito pela Dra. Magda Miranda com um exame de fundo ocular e com exames auxiliares, como a ecografia ocular. Quanto mais cedo o diagnóstico, menor o risco futuro de um possível descolamento da retina. Isso acontece porque o líquido pode sair por buracos e infiltrar na retina, levando a um caso de emergência.

Tratamento Vítreo

O descolamento tem cura se tratado de forma adequada. O tratamento é feito geralmente a laser que busca reconstruir a região do globo ocular para que o vítreo volte a ficar em contato com a superfície da retina.

Faça o tratamento dos tumores oculares com nosso atendimento personalizado e focado nas suas necessidades. Priorizamos pela recuperação da sua visão e que esse processo seja feito sem traumas para você.  Agende já sua avaliação.

Perguntas Frequentes

O que é o vítreo?

O vítreo é o líquido que cobre o globo ocular da retina e que compõem a estrutura do globo ocular.

Como ocorre o descolamento do vítreo?

O vítreo se desloca a partir do momento em que perde o contato com a superfície da retina ocular. Isso pode acontecer por envelhecimento, traumas ou cirurgias na área.

A retina pode descolar por causa do vítreo?

No caso de houver o deslocamento, possíveis buracos podem fazer com o que o líquido desvie para a retina, descolando-a e obrigando o paciente a um procedimento de emergência.

Como detectar os sintomas do descolamento?

Os sintomas não são difíceis de se detectar. Caso sinta um peso exagerado nos olhos, flashes de luz sejam percebidos facilmente e que impedem a sua visão é o descolamento do vítreo.

Por que tratar o descolamento do vítreo com a Dra. Magda Miranda?

Dra. Magda Miranda tem experiência e competência neste procedimento, utilizando os melhores materiais e a melhor estrutura do mercado para te ajudar neste momento com toda a privacidade para o paciente.

Pergunte à Dra. Magda

Ainda ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta.

Dica

Se não tratado, pode causa uma cegueira ao paciente. Então, procure a Dra. Magda a qualquer sinal que possa ser o descolamento. Será importante cuidar antes que gere consequências para a retina e vire um procedimento emergencial.

Agende uma Consulta

Quer saber mais a respeito? Agende uma consulta com a gente e faça uma avaliação. Teremos o prazer em esclarecer todas as suas dúvidas e definir o melhor procedimento para o seu caso.

Nosso Blog

Confira o blog e conheça as novidades, descobertas, curiosidades e como cuidar da saúde dos seus olhos com a nossa Clínica de Catarata da Dra. Magda Miranda. Boa leitura!

Depoimentos

Nossa história se resume nas experiências e resultados vividos por nossos pacientes. Confira o que as pessoas contam de nossos resultados.

Mande um Whatsapp!
Nosso Whatsapp Agende Agora