Entenda melhor os Tumores Oculares

Os tumores oculares são as patologias consideradas raras que podem atingir desde crianças até jovens, afetando todas as estruturas oculares e de extrema importância para detectar se estas lesões são benignas ou malignas.

Estas lesões podem ter origem no próprio olho, recebendo o nome de tumores primários, ou como metástase de tumores apresentados em outras partes do corpo. O cuidado do médico oftalmologista ao examinar e detectar o tumor é imprescindível para o sucesso do tratamento. Os tumores existentes são: Retinoblastoma, Melanoma de Coróide, Carcinoma, Linfomas e Tumores palpebrais.

A Retinoblastoma é mais comum em crianças, sendo um tumor maligno intraocular e que acomete desde o nascimento até aproximadamente os 7 anos de vida. A Retinoblastoma é causada por uma alteração genética no cromossomo 13, que deixa os olhos muitos afastados ou ausentes. As causas são na sua maioria do casos desconhecidas e podem atingir um ou os dois olhos.

Sintomas Tumores Oculares

A Retinoblastoma é percebida através de um brilho branco na pupila, a perda do reflexo vermelho, semelhante ao olho de um gato. Caracteriza-se também um estrabismo precoce na criança. Um exame mais acurado da Dra. Magda Miranda consegue detectar a retinoblastoma. Se o tumor estiver pequeno, é possível retirar via laser.

Se o tumor estiver médio ou atingir outros órgãos ou sistema nervoso central, será eliminado via quimioterapia. Caso o tumor seja grande, será retirado o globo ocular.

O Melanoma de Coroide é um tumor intraocular primário comum em adultos, especialmente em homens e mulheres entre os 45 a 60 anos de idade. Manifesta-se geralmente com queda de visão quando associado com o descolamento da retina, ou quando provoca uma sombra de visão.

Tratamento Tumores Oculares

É um tumor grave com chance de metástase em outros órgãos, por isso, o diagnóstico é fundamental para evitar o alastramento do melanoma. O tratamento é feito com placas radioativas, quimioterapia, entre outros tratamentos, a depender das características do tumor.

A carcinoma atinge os olhos e as pálpebras e surge nas células de revestimento, causando olho vermelho sem melhora, aumento da pigmentação da conjuntiva, visão baixa e dores. O tratamento é cirúrgico ou quimioterápico com o uso de colírios. A definição do método dependerá da avaliação da Dra. Magda Miranda.

Os linfomas e outros tumores são diagnosticados em consultas de rotina e tratados por meio cirúrgico. Em todos os casos, a Dra. Magda Miranda atenderá o paciente, avaliará o caso e definirá o melhor tratamento.

Faça o tratamento dos tumores oculares com nosso atendimento personalizado e focado nas suas necessidades. Priorizamos pela recuperação da sua visão e que esse processo seja feito sem traumas para você. Agende já sua avaliação.

Perguntas Frequentes

O que são os tumores oculares?

São patologias que atingem o olho e que necessitam de cuidados específicos, tanto do paciente quanto do médico. São doenças raras que podem provocar sequelas graves e fortes traumas. E podem acometer crianças e adultos.

Quantos tumores oculares existem?

Para crianças, o trauma é a Retinoblastoma, que a depender do tamanho do tumor, pode ser eliminado por meio de cirurgia à laser, quimioterapia ou a retirada de todo o globo ocular. Os adultos podem ter o Melanoma de Coróide, o Carcinoma, linfomas e outros tumores que são tratados de acordo com a gravidade.

Dá para saber se tenho algum tumor a olho nu?

O diagnóstico é feito com um exames oftalmológicos apurados para detectar o tipo de tumor que está alocado no olho do paciente. Os tumores benignos conseguem ter resultados eficazes com quimioterapia. O tratamento pode aliviar e solucionar em grande parte dos casos.

O tumor ocular pode aparecer em outros órgãos do corpo?

Sim. Principalmente em casos de Melanoma de Coróide que, se não forem detectados precocemente, pode levar a uma quimioterapia mais agressiva para eliminar as células cancerígenas.

Porque tratar os tumores oculares com a Dra. Magda Miranda?

Dra. Magda Miranda tem experiência e competência neste procedimento, utilizando os melhores materiais e a melhor estrutura do mercado para te ajudar neste momento com toda a privacidade para o paciente.

Pergunte à Dra. Magda

Ainda ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta.

Dica

Como os casos de tumores oculares são mais delicados, a discrição é fundamental para que o paciente passe por esse momento sem consequências emocionais e psicológicas. A Dra. Magda Miranda tem experiência e sabe como preparar o paciente e seus familiares nesta situação.

Agende uma Consulta

Quer saber mais a respeito? Agende uma consulta com a gente e faça uma avaliação. Teremos o prazer em esclarecer todas as suas dúvidas e definir o melhor procedimento para o seu caso.

Nosso Blog

Confira o blog e conheça as novidades, descobertas, curiosidades e como cuidar da saúde dos seus olhos com a nossa Clínica de Catarata da Dra. Magda Miranda. Boa leitura!

Depoimentos

Nossa história se resume nas experiências e resultados vividos por nossos pacientes. Confira o que as pessoas contam de nossos resultados.

Mande um Whatsapp!
Nosso Whatsapp Agende Agora