Tonometria de Aplanação

A tonometria de aplanação é o exame que realiza a medição da pressão intra ocular de pacientes com suspeita de glaucoma ou que já possuam a doença, fazendo o contato do instrumento com a superfície da córnea anestesiada.

A tonometria é realizada através de aparelhos com um sistema de aplanação ou de sopro. O equipamento utilizado é o tonômetro de Goldmann, método tradicional e considerado padrão para medir a pressão intraocular.

Como funciona a Tonometria de Aplanação?

O aparelho é aproximado até encostar no olho já anestesiado com um colírio anestésico e a tensão do aparelho é regulada para fazer as medições. A tonometria de aplicação não tem desconforto, mas o paciente precisa ter paciência e colaboração para fixar o olhar.

O resultado sai em mmHg e a faixa de normalidade varia de 10 a 20 mmHg, mesmo existindo diferentes tipos de tolerância. Acima dos valores tolerados, a Dra. Magda Miranda agirá detectando a razão do aumento da pressão e buscar o melhor tratamento para o indivíduo.

Em casos de hipertensão ocular que esteja relacionado ao dano provocado pelo glaucoma no disco óptico, o exame é essencial para fazer o diagnóstico e o acompanhamento da pessoa ao medir a pressão intra ocular.

Um exame complexo como este só pode ser feito pela Dra. Magda Miranda, dona de Know-how de mais de 30 anos e que lhe atende do começo ao fim com uma única preocupação: você. Faça a Tonometria de Aplanação com a Dra. Magda Miranda.

Perguntas Frequentes

Por que a tonometria de aplanação é importante?

Em pacientes com glaucoma, é fundamental para detectar a doença, fazer o acompanhamento com a medição da pressão intraocular.

O que significa a sigla mmHg?

Significa “milímetros de mercúrio”.

Como sei que o meu mmHg está acima do recomendado?

A Dra. Magda definirá o limite de tolerância dentro do histórico do paciente e de medições anteriores da pressão intra ocular. Mas não podem ser muito acima do valor convencional entre 10 a 20 mmHg.

Existe alguma dificuldade para fazer o exame?

A tonometria exige a colaboração do paciente pela complexidade e o uso do colírio anestésico. Crianças pequenos ou pacientes menos colaborativos são mais trabalho, por isso o acompanhante é necessário. Lembrando que no dia, o lente de contato não deve ser utilizado.

Por que fazer a tonometria de Aplanação com a Dra. Magda Miranda?

Dra. Magda Miranda tem experiência e competência neste procedimento, utilizando sua experiência e a melhor estrutura do mercado para lhe ajudar.

Pergunte à Dra. Magda

Ainda ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta.

Dica

Quem tem glaucoma precisa ter acompanhamento constante para que não seja necessário fazer um transplante de córnea, um momento mais traumático. Se algum familiar possui glaucoma, estimule a fazer sempre a tonometria de aplanação.

Agende uma Consulta

Quer saber mais a respeito? Agende uma consulta com a gente e faça uma avaliação. Teremos o prazer em esclarecer todas as suas dúvidas e definir o melhor procedimento para o seu caso.

Nosso Blog

Confira o blog e conheça as novidades, descobertas, curiosidades e como cuidar da saúde dos seus olhos com a nossa Clínica de Catarata da Dra. Magda Miranda. Boa leitura!

Depoimentos

Nossa história se resume nas experiências e resultados vividos por nossos pacientes. Confira o que as pessoas contam de nossos resultados.

Mande um Whatsapp!
Nosso Whatsapp Agende Agora