Teste do Olhinho

O Teste do Olhinho é um exame que faz o diagnóstico prévio de doenças de visão em recém-nascidos, como a catarata, glaucoma, estrabismo e outros tumores.

Este procedimento deve ser feito na primeira semana de vida, ainda na maternidade, mas pode ser realizado também na primeira consulta com o pediatra.

O Teste do Olhinho não é feito apenas uma vez

Importante lembrar que o teste do olhinho não pode ficar apenas neste primeiro momento. Para prevenir a cegueira infantil, deve ser repetido com 4, 6, 12 e nos primeiros 24 meses de vida. O teste é tão importante quanto o teste do pezinho.

Em pacientes recém-nascidos que nasceram com microcefalia e as mães que adquiriram o vírus zika durante a gravidez, o teste do olhinho é fundamental para identificar as complicações decorrentes da doença nos olhos do bebê. Isso acontece porque há maiores chances de alteração na visão.

Conhecido como teste do reflexo vermelho, o teste é indolor e rápido. O oftalmopediatra utiliza um aparelho que projeta uma luz no olho do bebê. Se esta luz foi refletida na cor avermelhada, significa que as estruturas internas dos olhos estão saudáveis.

Se essa luz for esbranquiçada ou de cor diferente, a Dra. Magda Miranda realizará outros exames para detectar outros problemas de visão. A vantagem é poder detectar com antecedência alguma alteração que obstrua o eixo visual e permite iniciar o tratamento precocemente.

Bebês prematuros devem obrigatoriamente fazer o teste do olhinho para afastar o risco de retinopatia da prematuridade, a principal causa da cegueira infantil na América Latina.

 

Perguntas Frequentes

O teste do olhinho é confiável?

Sim. O teste é um dos procedimentos obrigatórios para descobrir algumas doenças relacionadas à visão dos bebês recém-nascidos de maneira precoce e começar o tratamento com rapidez, aumentando a chance de cura.

Qual doença é a mais descoberta pelo teste?

A avaliação feita no início da vida da criança ajuda na descobertas, em boa parte dos exames, de glaucoma congênito. Assim, o tratamento começa precocemente e auxilia na qualidade de vida para o futuro do recém-nascido.

Os pais conseguem detectar problemas de visão?

Com certeza. Uma maneira simples de observar algo estranho na visão da criança é a partir de uma fotografia. Em todas as fotos, deve ser observado o reflexo que fica na região dos olhos. Se for de cor avermelhada, está tudo em ordem. Se estiver na cor branca, é necessário fazer uma consulta com a Dra. Magda Miranda.

O teste do olhinho dói?

Não. O exame é feito em um aparelho que não tem contato direto com o olho da criança e o diagnóstico é feito com rapidez.

Por que fazer o Teste de Schirmer com a Dra. Magda Miranda?

Dra. Magda Miranda tem experiência e competência neste procedimento, utilizando sua experiência e a melhor estrutura do mercado para lhe ajudar.

Pergunte à Dra. Magda

Ainda ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta.

Os pais devem ajudar neste primeiro momento, levando o bebê para fazer o teste e conversando com a Dra. Magda Miranda sobre sintomas e como proceder nestes momentos.

Para um Teste do Olhinho com toda a segurança e privacidade no diagnóstico, conte com quem tem um atendimento diferenciado e pensado nas necessidades do paciente. Dra. Magda Miranda é sinônimo de humanidade no atendimento e experiência na área.

Dica

Os pais são personagens fundamentais para a boa saúde da criança. Por isso, devem levar seus filhos para fazer o teste do olhinho, que deve ser realizado já nos primeiros dias de vida e é rápido. Deve informar a Dra. Magda Miranda sobre problemas de visão que familiares mais próximos tenham. Assim, o diagnóstico e o tratamento serão precisos e claros.

Agende uma Consulta

Quer saber mais a respeito? Agende uma consulta com a gente e faça uma avaliação. Teremos o prazer em esclarecer todas as suas dúvidas e definir o melhor procedimento para o seu caso.

Nosso Blog

Confira o blog e conheça as novidades, descobertas, curiosidades e como cuidar da saúde dos seus olhos com a nossa Clínica de Catarata da Dra. Magda Miranda. Boa leitura!

Depoimentos

Nossa história se resume nas experiências e resultados vividos por nossos pacientes. Confira o que as pessoas contam de nossos resultados.

Mande um Whatsapp!
Nosso Whatsapp Agende Agora