Teste de Schirmer

O Teste de Schirmer serve para avaliar a capacidade do olho de produzir lágrima em quantidade suficiente para se manter lubrificado. Isso é importantíssimo, porque pode ser indicativo de outros problemas oculares e pode prejudicar na hora de eliminar os micro-organismos dentro do olho.

Para eliminar os agentes e manter nutrido, o olho produz a quantidade de lágrima necessária para sua hidratação. Mas, se você percebe que está com suspeita de olhos secos e com dificuldade para enxergar, coçando o olho constantemente é um indicativo da necessidade do teste.

É indicado como exame auxiliar no diagnóstico de algumas doenças reumatológicas. Basicamente, é a colocação de uma tira de papel filtro sob ambas as pálpebras inferiores com os olhos suavemente fechados por 15 minutos e, após este tempo, estas tiras são retiradas para quantificar a produção de lágrima do paciente. A medição é feito pelo próprio papel filtro.

Os resultados são medidos da seguinte forma:

  • Acima de 10 mm de lágrimas: normal;
  • Entre 5 mm a 10 mm: olho seco moderado;
  • Abaixo de 5mm: olho seco severo.

Com esses resultados, a Dra. Magda Miranda consegue definir qual o melhor tratamento para os casos de olho seco. A recomendação é que o paciente não utilize lentes de contato durante o exame para não interferir nos resultados. É um teste indolor e rápido.

Realize o teste de Schirmer e tenha tranquilidade para enxergar melhor com a melhor infraestrutura e atendimento da região. Faça o Teste com a Dra. Magda Miranda.

Perguntas Frequentes

O Teste de Schirmer é 100% seguro?

O teste pode fornecer resultados não precisos, a depender dos sintomas que o paciente manifesta e que possam não ser confirmados através do exame. Neste caso, a Dra. Magda Miranda solicitará, caso necessário, exames complementares.

Meu olho produz pouca lágrima. Quais os riscos?

Quando o paciente tem pouca produção de lágrimas, o olho fica severamente seco, o que aumenta os riscos de micro-organismos entrarem no globo ocular e provocar infecções e doenças oculares.

E se há produção excessiva de lágrima?

Acima de 10 mm de lágrima, a produção é considerada normal e o olho fica mais protegido contra agentes externos. Porém, se essa produção está sendo em demasia, a Dra. Magda Miranda fará a avaliação para saber se é algo normal ou sinal de outra patologia presente no indivíduo.

O Teste de Schirmer dói?

Fique tranquilo! O teste não tem dores, é realizado de forma rápida e resultado instantâneo.

Pergunte à Dra. Magda

Ainda ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta.

Dica

O Teste de Schirmer deve ser realizado sem lentes de contato e sem uso de colírios. Além disso, siga todas as orientações da Dra. Magda Miranda para que o teste aconteça sem problemas. Por ser indolor, a liberação é rápida.

Agende uma Consulta

Quer saber mais a respeito? Agende uma consulta com a gente e faça uma avaliação. Teremos o prazer em esclarecer todas as suas dúvidas e definir o melhor procedimento para o seu caso.

Nosso Blog

Confira o blog e conheça as novidades, descobertas, curiosidades e como cuidar da saúde dos seus olhos com a nossa Clínica de Catarata da Dra. Magda Miranda. Boa leitura!

Depoimentos

Nossa história se resume nas experiências e resultados vividos por nossos pacientes. Confira o que as pessoas contam de nossos resultados.

Mande um Whatsapp!
Nosso Whatsapp Agende Agora