Sondagem das Vias Lacrimais

Em casos de obstrução da via lacrimal, a necessidade de se encontrar onde está o ponto de bloqueio dentro do nariz e como fazer o tratamento passam pela aplicação de um procedimento cirúrgico chamado sondagem das vias lacrimais.

A sondagem das vias lacrimais é o tratamento mais indicado para a obstrução nasolacrimal congênita (ONLC), uma alteração frequente do sistema lacrimal de recém-nascidos, em que os pontos lacrimais ficam bloqueados. A obstrução é feita espontaneamente até antes do primeiro ano de idade.

Recorre-se a sondagem das vias lacrimais quando a massagem não é capaz de resolver o problema do lacrimejamento, o principal problema do bebê. A porcentagem de solução natural da obstrução é de 90% dos casos.

Quando não se resolve naturalmente, é preciso desobstruir mecanicamente a via lacrimal. Isso acontece por que o tratamento médico não surte efeito e a obstrução vai para além dos primeiros meses.

Como funciona a Sondagem das Vias Lacrimais?

Na sondagem das vias lacrimais, o ponto lacrimal inferior e/ou superior é dilatado, introduzindo-se uma sonda metálica através do respectivo canalículo sobre o saco lacrimal. A sonda de silicone faz um trajeto na direção do canal lacrimal e vai até à fossa nasal, irrigando com um líquido com corante que ajuda a eliminar a obstrução.

Como é uma cirurgia delicada, a Dra. Magda Miranda faz todo o pré-operatório com os papais, informando sobre os procedimentos a serem feitos e como fazer o pós-operatório com segurança e conforto.

Faça a sondagem das vias lacrimais com um atendimento humanizado e os melhores parceiros da região, sob a batuta e a experiência de mais de 30 anos da Dra. Magda Miranda.

Perguntas Frequentes

Como é o tratamento para desobstruir a via lacrimal nos primeiros meses de vida?

O tratamento é a massagem que fará naturalmente o desbloqueio da via lacrimal de forma a eliminar o problema do lacrimejamento. A expectativa é de resolução espontânea, mas em casos que não aconteça isso, a sondagem se torna obrigatória.

O que é a via lacrimal?

A via lacrimal é onde a lágrima é localizada, começando pelo nariz e indo até o olho onde hidrata e elimina micro-organismos perigosos para a córnea.

É necessário a anestesia para fazer essa sondagem?

Sim. A Dra. Magda Miranda irá colocar uma sonda que fará este desbloqueio da via lacrimal para permitir a passagem do líquido. Para que a criança não sinta o efeito cirúrgico, é sim aplicada uma anestesia.

Qual o papel dos pais neste processo?

Aos pais, é importante que participem deste processo, fazendo a massagem recomendada pela Dra. Magda Miranda e levando o pequeno para fazer os exames pré-operatórios e auxiliando o corpo médico para o procedimento.

Por que fazer a sondagem das vias lacrimais com a Dra. Magda Miranda?

Dra. Magda Miranda tem experiência e competência neste procedimento, utilizando sua experiência e a melhor estrutura do mercado para lhe ajudar.

Pergunte à Dra. Magda

Ainda ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta.

Dica

A obstrução nasal não pode ser deixada de lado porque as consequências podem afetar seriamente a criança, criando pontos inflamatórios no canal, porta de entrada para bactérias que se reproduzem e se alimentam. A prevenção nos primeiros meses evita outras doenças que podem vir juntamente com as inflamações.

Agende uma Consulta

Quer saber mais a respeito? Agende uma consulta com a gente e faça uma avaliação. Teremos o prazer em esclarecer todas as suas dúvidas e definir o melhor procedimento para o seu caso.

Nosso Blog

Confira o blog e conheça as novidades, descobertas, curiosidades e como cuidar da saúde dos seus olhos com a nossa Clínica de Catarata da Dra. Magda Miranda. Boa leitura!

Depoimentos

Nossa história se resume nas experiências e resultados vividos por nossos pacientes. Confira o que as pessoas contam de nossos resultados.

Mande um Whatsapp!
Nosso Whatsapp Agende Agora