Mapeamento de Retina

O mapeamento de retina, também conhecido como o exame de fundo de olho ou a fundoscopia, é o exame que observa toda a composição da parte interna do olho humano, identificando os nervos, vasos sanguíneos e o tecido do olho responsável pela captação das imagens.

As doenças que podem ser identificadas são a glaucoma, descolamento da retina, tumor, a falta de fluxo de sangue e inflamações; e doenças sistêmicas, como diabetes, doenças reumáticas, neurológicas e hipertensão arterial.

O oftalmoscópio é o nome dado ao aparelho que faz uma avaliação simples e indolor. Ele é posicionado numa distância de 15 cm e lança um feixe de luz voltado para o fundo do olho, o que permite a observação desta região ocular e identificar as alterações, pedindo exames complementares, se necessário. Além disso, tratamentos para inflamações oculares, até recomendar cirurgias em caso de descolamento de retina.

O exame de fundo de olho deve ser indicado nos seguintes casos:

  • Pessoas com mais de 50 anos;
  • Pessoa com visão prejudicada por razão que não seja o uso de óculos inadequados;
  • Pré-operatório de cirurgias refrativas;
  • Com histórico de antecedentes familiares;
  • Bebês prematuros, nascidos antes de 32 semanas, com peso igual ou menor que 1,5kg.

Para fazer o exame de mapeamento da retina é necessária a dilatação da pupila com o uso de colírios anestésicos e dilatadores aplicado antes do exame. Por isso, o paciente deve levar um acompanhante para que o mesmo se sinta seguro.

A recomendação da Dra. Magda Miranda é não utilizar lentes de contato rígidas no dia do procedimento para que não aconteça alguma alteração no resultado do exame.

Faça o mapeamento da sua retina com equipamentos altamente tecnológicos e um atendimento personalizado e humanizado, com total foco na sua saúde, contando com toda a experiência e competência da Dra. Magda Miranda.

Perguntas Frequentes

Quais doenças oculares são mais comuns no mapeamento de retina?

Estas doenças oculares são a glaucoma, catarata, melanoma de coróide, entre outras patologias que afetam as estruturas internas do olho.

Esse exame oftalmológico pode ser feito na primeira consulta?

Não, é feito em uma consulta posterior. O paciente informa a Dra. Magda Miranda sobre seu histórico médico e, assim, ela definirá se há necessidade de fazer este mapeamento.

Por quê bebês prematuros devem fazer o mapeamento?

A necessidade das crianças realizarem este exame é devido ao risco da criança adquirir a retinopatia de prematuridade, o crescimento desordenado dos vasos sanguíneos dentro da retina.

Quais os efeitos dentro do corpo humano das doenças oculares?

De acordo com a doença, pode gerar complicações futuras e resultar em tumores que podem se alastrar para outras regiões do corpo.

Por que fazer o mapeamento de retina com a Dra. Magda Miranda?

Dra. Magda Miranda tem experiência e competência neste procedimento, utilizando sua experiência e a melhor estrutura do mercado para lhe ajudar.

Pergunte à Dra. Magda

Ainda ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta.

Dica

É possível cuidar da saúde ocular e evitar as doenças que podem causar cegueira ou atrapalhar a sua rotina diária. O mapeamento de retina é um exame fundamental e é feito de forma rápida e sem dores.

Agende uma Consulta

Quer saber mais a respeito? Agende uma consulta com a gente e faça uma avaliação. Teremos o prazer em esclarecer todas as suas dúvidas e definir o melhor procedimento para o seu caso.

Nosso Blog

Confira o blog e conheça as novidades, descobertas, curiosidades e como cuidar da saúde dos seus olhos com a nossa Clínica de Catarata da Dra. Magda Miranda. Boa leitura!

Depoimentos

Nossa história se resume nas experiências e resultados vividos por nossos pacientes. Confira o que as pessoas contam de nossos resultados.

Mande um Whatsapp!
Nosso Whatsapp Agende Agora