Entenda melhor a Glaucoma

A Glaucoma é a alteração do nervo óptico que provoca alterações no campo visual do paciente, provocando a perda da visão gradativamente, até causar a cegueira completa, devido ao dano irreversível nas fibras nervosas do olho.

Sintomas Glaucoma

Essa doença ocular é a principal causa de cegueira de forma irreversível no mundo e não costuma apresentar sintomas em grande parte dos casos. A glaucoma pode causar a perda da visão periférica e, se não detectada precocemente, não há possibilidade de cura.

Cerca de 2,4 milhões de novos casos são registrados ao ano e mais de 60 milhões de pessoas no mundo registram casos, sendo 1 milhão de casos no Brasil. A principal faixa etária de casos é a partir dos 40 anos de idade.

O que causa o Glaucoma

As causas não são totalmente compreendidas, mas em geral o aumento da pressão intraocular é associada a uma lesão do nervo dentro do próprio olho, pela alta produção do líquido chamado humor aquoso, que pressiona o nervo óptico e que pode levar a perda visual do paciente.

Faça sua avaliação na Clínica da Dra. Magda Miranda e receba o melhor atendimento com a melhor infraestrutura da região.

Perguntas Frequentes

A Glaucoma é uma doença que não tem cura?

Em caso de não ser detectado com antecedência, a lesão pode ser irreversível e provocar a cegueira completa do paciente.

O que provoca a glaucoma?

O aumento do líquido chamado de humor aquoso produzido pelo olho e que provoca a pressão do nervo, causando no rompimento e perda da visão aos poucos.

Quais os efeitos e os fatores de risco causados pelo glaucoma?

Os efeitos são a perda da visão periférica do paciente, que vai se alongando ao longo do tempo, tornando-se em um caso irreversível. Os fatores de risco são a idade elevada, os fatores de hereditariedade, uso de medicamentos e doenças oculares.

Qual o tipo mais comum de glaucoma?

É a glaucoma primário de ângulo aberto, um tipo mais hereditário e de causa ainda totalmente não conhecida.

Porque tratar o glaucoma com a Dra. Magda Miranda?

Dra. Magda Miranda tem experiência e competência neste procedimento, utilizando os melhores materiais e a melhor estrutura do mercado para te ajudar neste momento com toda a privacidade para o paciente.

Pergunte à Dra. Magda

Ainda ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta.

Existem quatro tipos de Glaucoma:

Glaucoma de ângulo fechado: Ocorre quando a saída a parte aquosa do olho é subitamente bloqueada, provocando um aumento doloroso da pressão intraocular. Esses casos são do tipo emergencial;

  • Glaucoma Congênito: Como o próprio nome diz, é o tipo que já nasce com a criança, adquirido durante a gravidez. É o tipo mais raro e precisa ser tratado imediatamente;
  • Glaucoma de ângulo aberto: De tipo de glaucoma agudo, é o mais comum e tende a ser hereditário, mas sua causa ainda é desconhecida. O aumento da pressão intraocular acontece ao longo do tempo, causando um dano permanente no nervo óptico;
  • Glaucoma secundário: Acontece quando há o uso de medicamentos, como os corticosteroides, traumas ou outras doenças oculares relacionadas.

O oftalmologista é o profissional que detecta os casos de glaucoma e realiza todos os exames necessários, sendo de acuidade visual, do nervo óptico, tonometria para medir a pressão ocular no fundo de olho, e outros mais.

A Dra. Magda Miranda tem especialidade e toda a infraestrutura para lhe atender e prevenir a doença. Faça sua avaliação e trate a glaucoma com um atendimento personalizado e focado nas suas necessidades, junto com uma infraestrutura moderna e excelente localização.

Dica

É fundamental que a qualquer sintoma de perda de visão periférica, o paciente vá consultar um médico para realizar todos os exames necessários e evitar que o globo ocular seja seriamente afetado, causando uma lesão irreversível.

Agende uma Consulta

Quer saber mais a respeito? Agende uma consulta com a gente e faça uma avaliação. Teremos o prazer em esclarecer todas as suas dúvidas e definir o melhor procedimento para o seu caso.

Nosso Blog

Confira o blog e conheça as novidades, descobertas, curiosidades e como cuidar da saúde dos seus olhos com a nossa Clínica de Catarata da Dra. Magda Miranda. Boa leitura!

Depoimentos

Nossa história se resume nas experiências e resultados vividos por nossos pacientes. Confira o que as pessoas contam de nossos resultados.

Mande um Whatsapp!
Nosso Whatsapp Agende Agora