Entenda melhor o Estrabismo

O Estrabismo é quando há um desalinhamento do globo ocular de uma pessoa. É quando há um desequilíbrio nos músculos que fazem parte dos olhos e impedindo o paralelismo entre eles.
Chamado popularmente de vesgueira, os dois olhos apontam o foco para direções diferentes. As consequências desta falta de alinhamento são o erro de focalização e o constante desequilíbrio muscular, ocasionando visão dupla ou perda da visão em um dos olhos, porque o cérebro pode interpretar que uma das visões é a principal e eliminar a visão “defeituosa”.

Essa eliminação da visão com defeito acontece nos primeiros anos de vida. Quando na vida adulta, a pessoa pode produzir uma visão dupla, a diplopia ou ter uma perda da visão de um dos olhos, chamada de ambliopia.

Tipos de Estrabismo

Os desvios podem ser constantes no mesmo olho ou ser alternado entre um e outro. Sua classificação é em:

  • Convergente – Um ou os dois lados se movem para dentro, direcionados ao nariz;
  • Divergente – Um ou os dois lados se movem para fora;
  • Hipermetropia – Deslocamento para cima ou para baixo.

Acomete cerca de 4% das crianças nos primeiros meses de vida, mas podem aparecer em crianças maiores e em adultos. O teste do reflexo, que avalia onde o foco de luz está centralizado na pupila, é a forma de diagnosticar a patologia.

Tratamento Estrabismo

O tratamento passa por corrigir os problemas visuais e consistem no uso de óculos, exercícios ortópticos para fortalecer os músculos do globo ocular, colírios ou o uso da cirurgia em casos que o desvio permanece após o tratamento inicial.

Faça uma avaliação e cuide do estrabismo com um atendimento focado nas suas necessidades aliado à experiência e uma excelente infraestrutura. Realize seu tratamento na Clínica da Dra. Magda Miranda.

Perguntas Frequentes

Enxergo duas coisas diferente ao mesmo tempo. Pode ser sinal de Estrabismo?

Sim. O cérebro pode interpretar duas visões diferentes para o mesmo objeto ou foco utilizado na visão e isso é uma característica comum de quem possui o Estrabismo.

Adquiri o Estrabismo na vida adulta. É normal?

O aparecimento do estrabismo pode acontecer mesmo quando a pessoa for mais velha. Neste caso, o paciente deve procurar a Dra. Magda Miranda com brevidade para fazer o exame adequado e começar o tratamento.

Usar óculos no estrabismo resolve mesmo?

O óculos é um dos tratamentos recomendados para que a pessoa possa ter a recuperação da visão nos olhos. Ajuda na eliminação das causas do estrabismo.

Tem cirurgia para o estrabismo?

Existe sim, sendo a alternativa utilizada em último caso, quando o tratamento não surte o efeito desejado. A Dra. Magda Miranda conta com toda a estrutura para realizar a cirurgia para correção do estrabismo.

Como descubro se tenho estrabismo?

O teste do reflexo ajuda na descoberta da patologia. Ele consiste em verificar se o foco de luz aplicado está centralizado nas duas pupilas. Outros exames podem ser utilizados, como de acuidade visual, o de fundo de olho e de movimento ocular.

Pergunte à Dra. Magda

Ainda ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta.

Dica

Quanto mais cedo o estrabismo é detectado, mais facilmente a patologia pode ser solucionada com o uso de outros tratamentos à base de óculos, tampões e exercícios para corrigir os desequilíbrios musculares. A Dra. Magda Miranda está te esperando para corrigir o seu problema de estrabismo.

Agende uma Consulta

Quer saber mais a respeito? Agende uma consulta com a gente e faça uma avaliação. Teremos o prazer em esclarecer todas as suas dúvidas e definir o melhor procedimento para o seu caso.

Nosso Blog

Confira o blog e conheça as novidades, descobertas, curiosidades e como cuidar da saúde dos seus olhos com a nossa Clínica de Catarata da Dra. Magda Miranda. Boa leitura!

Depoimentos

Nossa história se resume nas experiências e resultados vividos por nossos pacientes. Confira o que as pessoas contam de nossos resultados.

Mande um Whatsapp!
Nosso Whatsapp Agende Agora