Notice: Undefined index: _wp_page_template in /home/wwwdramagdamiran/public_html/wp-content/themes/magda_3xceler/includes/components/breadcrumb.php on line 5

Entenda a importância do teste do Olhinho

Teste do Olhinho

A chegada de um bebê é o momento mais importante da vida de uma família. A expectativa, a realização, enfim, todas as sensações e sentimentos afloram com a chegada do novo membro. Mas, antes de toda a festa, é preciso se atentar a detalhes importantes, como a visão.

Para verificar a visão do recém-nascido, existe o teste do olhinho. Muitas vezes foi ignorado pelos pais, que tinham como principal preocupação realizar outros procedimentos, como o teste do pezinho. Porém, o teste do olhinho é tão importante quanto o do pezinho.

O teste do Olhinho é fundamental para avaliar a saúde dos olhos do bebê. Vamos lembrar que, apesar que já abrir os olhos, a criança ainda não sabe usar sua visão.

Do mesmo jeito que aprender a andar e falar, com o tempo o bebê começa a desenvolver o sistema visual e começa a enxergar com clareza e com compreensão. Para que o recém-nascido comece a ver bem desde o começo é que se destina o teste do olhinho.

O teste do olhinho é saúde!

É o primeiro raio X da visão da criança e, assim, se torna possível detectar possíveis distúrbios no globo ocular de quem acabou de nascer. Sabemos que as doenças diagnosticadas precocemente têm índices de cura bem superiores, chegando a 100%.

Imagine detectar casos de catarata, glaucoma congênito, inflamações, tumores intraoculares e até o retinoblastoma, um tipo de câncer raro dentro dos olhos logo no começo? Com o teste, é possível fazer a descoberta e eliminar o problema antecipadamente.

Assim como o teste do pezinho detecta várias doenças nos primeiros dias de vida, o teste do olhinho ajuda a detectar problemas de visão logo cedo.

Como funciona o teste do olhinho

É a pergunta de muitos pais, mas a resposta é bem simples. O exame da Dra. Magda Miranda é feito em apenas 5 minutos e o resultado é dado na mesma consulta.

O exame é feito em uma sala escura, onde um auxiliar irá segurar o bebê que terá a função de acalmá-lo e facilitar o acesso da Dra. Magda aos olhos do paciente. É jogado um feixe de luz que irá detectar o reflexo dessa luz.

Caso o resultado desse reflexo seja vermelho em ambos os olhos, a visão é considerada normal. Mas, sem for encontrada um reflexo esbranquiçado ou há uma dificuldade em visualizar o reflexo vermelho, serão necessários os exames complementares, solicitados pela Dra. Magda, para a descoberta de possíveis doenças oculares.

Toda a assistência aos pais é dada, com informações específicas sobre o caso do paciente e uma explicação detalhada sobre possíveis doenças oculares que possam acometer a criança, ou prestar orientações para o cuidado da saúde ocular do mesmo.

O teste do olhinho é obrigatório

Por mais que pareça ser apenas mais um exame, o teste do olhinho é obrigatório. Inclusive, desde a metade de 2010, os planos de saúde precisam pagar pelo teste do olhinho, sem quaisquer custos adicionais aos pais. Então, não há desculpas para não fazer o exame.

Infelizmente, muito se foi ignorado sobre a importância do teste. Os pais costumam levar os filhos à Dra. Magda apenas quando estão com dificuldades de leitura, principalmente na sala de aula.

Dados oficiais da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que:

  • Mais de 50 milhões de brasileiros sofrem de algum distúrbio na visão e;
  • 60% dos casos de cegueira poderiam ser resolvidos se o tratamento tivesse sido feito precocemente.

E a Pesquisa Nacional de Saúde, da IBGE, feita em 2013, mostrou apenas 51% dos bebês realizam o teste do olhinho, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, e em menor número nas regiões Norte e Nordeste.

Por isso, é tão importante que os pais se atentem para fazer o teste de olhinho nos primeiros dias. Mas, não deixe apenas para este momento inicial da vida do seu filho. Refaça o teste quando a criança completar um ano e aos três anos de vida. Se for encontrado alguma patologia, a Dra. Magda Miranda receitará a quantidade de vezes que o teste deverá ser realizado.

Comodidade, segurança e carinho com seu filho. São as vantagens de se fazer o teste do olhinho no seu bebê. E faça com quem tem mais de 30 anos de experiência no mercado, com uma ótima infraestrutura e um atendimento pensado especialmente no seu bebê.

Entre em contato, agende já seu teste com a Dra. Magda Miranda e faça seu filho enxergar bem por toda a vida sempre!

Pergunte à Dra. Magda

Mande um Whatsapp!
Nosso Whatsapp Agende Agora