Entenda melhor a Conjuntivite Alérgica

A Conjuntivite alérgica é quando o olho sofre uma inflamação causada por alguma substância alérgica e que pode causar problemas de vermelhidão, coceira intensa e produção em excesso de lágrimas. É uma das variações existentes da conjuntivite que tratamos.

Consiste em uma reação do sistema imunológico do paciente a uma substância que julga estranha e produz uma resposta inflamatória. As substâncias alérgicas são as mais diversas e englobam desde agentes naturais, entre elas o pólen das flores, poeira, os pelos do animal de estimação preferido até substâncias produzidas quimicamente, como o aroma de perfumes e produtos de limpeza.

Existem quatro tipos de Conjuntivite Alérgica

  • Sazonal;
  • Conjuntivite papilar gigante, relacionado ao uso de lentes de contato;
  • Ceratoconjuntivite atópica, provocada por uma dermatite atópica;
  • E a Conjuntivite primaveril.

O período em que a Conjuntivite alérgica se manifesta com mais constância é durante a primavera, causado pela alta concentração do pólen do ar. A concentração de poeira em dias mais secos também potencializa o aparecimento deste tipo de patologia.

A forma de detectar o tipo alérgico da conjuntivite é com uma avaliação de uma especialista como a Dra. Magda Miranda. Ela fará uma avaliação completa dos olhos, com exames complementares para descobrir a razão do problema na conjuntiva e nos tecidos que a rodeiam. O tratamento é feito com o uso de medicamentos prescritos pela médica.

Quanto tempo dura a Conjuntivite Alérgica?

O tempo de permanência da alergia que causa a conjuntivite varia no mesmo prazo do que as outras conjuntivites, de cerca de 10 a 14 dias.

Resolva a Conjuntivite Alérgica com um tratamento feito especialmente para você. Faça sua avaliação na Clínica da Dra. Magda Miranda e receba o melhor atendimento com a melhor infraestrutura da região.

Perguntas Frequentes

Quais as principais causas da Conjuntivite Alérgica?

A Conjuntivite alérgica é uma resposta do sistema imunológico a algo considerado estranho e que produz uma resposta inflamatória. Isso acontece com o contato com qualquer substância, seja natural ou produzida artificialmente.

Em quais períodos a Conjuntivite Alérgica mais se manifesta?

Um dos períodos mais comuns para o seu aparecimento é durante a primavera, mas pode ocorrer em qualquer período do ano.

O que pode provocar a alergia nos olhos?

Atenção ao perceber se o contato com algum agente causa uma irritação a ponto de causar a vermelhidão ou coceira. Agentes naturais, como o pólen e produtos químicos, exemplo de produtos de limpeza podem ser considerados estranhos.

Quais os tipos de exames que se costuma fazer para confirmar o diagnóstico?

Para a conjuntivite alérgica, a Dra. Magda Miranda utiliza o teste de lágrimas e pede exames complementares para avaliar a conjuntiva e os tecidos que as rodeiam para detectar fatores que causam a irritação.

O tempo de duração da conjuntivite alérgica é igual aos outros tipos?

A duração é igual a outras patologias da conjuntivite: cerca de 10 a 14 dias.

Pergunte à Dra. Magda

Ainda ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta.

Dica

Não alongue os efeitos da conjuntivite. Evite, principalmente, coçar o olho que está com a inflamação porque acaba aumentando a possibilidade de aumentar a inflamação com a entrada de bactérias, o que pode ampliar o tamanho do problema.

Agende uma Consulta

Quer saber mais a respeito? Agende uma consulta com a gente e faça uma avaliação. Teremos o prazer em esclarecer todas as suas dúvidas e definir o melhor procedimento para o seu caso.

Nosso Blog

Confira o blog e conheça as novidades, descobertas, curiosidades e como cuidar da saúde dos seus olhos com a nossa Clínica de Catarata da Dra. Magda Miranda. Boa leitura!

Depoimentos

Nossa história se resume nas experiências e resultados vividos por nossos pacientes. Confira o que as pessoas contam de nossos resultados.

Mande um Whatsapp!
Nosso Whatsapp Agende Agora