Cirurgia Lacrimal

Para lubrificar e proteger os olhos, é necessário que ocorra uma produção constante das lágrimas que ficam distribuídas na superfície ocular e drenada por um sistema de canalículos que se chamam Vias Lacrimais. Quando essa produção sofre alguma interferência, a solução é a cirurgia lacrimal.

A lágrima acontece quando disparado por gatilhos emocionais ou por outros motivos, como a irritação nos olhos ou momentos de forte emoção. Dentro das vias lacrimais, está o canal lacrimal, ligado ao nariz.

Por razões que não são totalmente conhecidas até o momento, o canal pode ser obstruído, especialmente em pacientes com histórico familiar, em pós-operatório de cirurgias otorrinolaringológicas, em traumas faciais e nos casos de tireoides.

Quando fazer a cirurgia lacrimal?

Quando as vias lacrimais ficam obstruídas, há lacrimejamento e/ou a secreção, a depende do local obstruído, facilitando a proliferação de bactérias no local atingido. Pode acometer desde bebês nos primeiros meses de vida até os adultos.

No caso dos recém-nascidos, a cura é espontânea, com o desenvolvimento da via lacrimal e acompanhamento médico. Mas nos casos mais graves, a solução é a dacriocistorrinostomia, o nome dado à cirurgia lacrimal para criar uma nova passagem para a lágrima até o nariz.

Cuide da saúde dos olhos com a Dra. Magda Miranda através da cirurgia lacrimal e recupere as funções naturais do olho, desobstruindo as vias lacrimais.

Perguntas Frequentes

Quem pode fazer a cirurgia Lacrimal?

A cirurgia lacrimal pode ser realizada pelo oftalmologista com o otorrinolaringologista em jovens e adultos, porque será necessária uma incisão no nariz do paciente para abrir um canal lacrimal.

Como detectar a obstrução do canal lacrimal?

A obstrução é detectada pela dacriocistografia, um exame onde um contraste é injetado diretamente nas vias lacrimais para detectar o ponto de obstrução.

A cirurgia é segura?

Sim, o percentual de casos resolvidos de obstrução das vias lacrimais é de 90%. A Dra. Magda Miranda realiza a cirurgia em hospitais de referência, com anestesia geral e sem dor. O paciente tem alta no mesmo dia.

Como é o pós-operatório?

Necessita de alguns cuidados, tomando antibióticos e anti-inflamatórios, usando compressas frias e lavagem nasal indicada pelo médico.

Quais as vantagens da cirurgia lacrimal?

A cirurgia lacrimal na Dra. Magda Miranda proporciona alívio das dores, com a o fim do lacrimejamento e da secreção, evita a proliferação de bactérias no canal lacrimal, infecções e problemas no nariz. Além disso, o procedimento é feito de forma direta e o paciente é liberado no mesmo dia.

Pergunte à Dra. Magda

Ainda ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta.

Dica

Consulte o médico no primeiro sinal de lacrimejamento constante e secreção nos olhos que criam infecções recorrentes no canto do olhos. A permanência dos sintomas desencadeia em obstrução completa, o que pode resultar em procedimento cirúrgico.

Agende uma consulta 30

Quer saber mais a respeito? Agende uma consulta com a gente e faça uma avaliação. Teremos o prazer em esclarecer todas as suas dúvidas e analisar o melhor procedimento para o seu caso.

Agende uma Consulta

Quer saber mais a respeito? Agende uma consulta com a gente e faça uma avaliação. Teremos o prazer em esclarecer todas as suas dúvidas e definir o melhor procedimento para o seu caso.

Nosso Blog

Confira o blog e conheça as novidades, descobertas, curiosidades e como cuidar da saúde dos seus olhos com a nossa Clínica de Catarata da Dra. Magda Miranda. Boa leitura!

Depoimentos

Nossa história se resume nas experiências e resultados vividos por nossos pacientes. Confira o que as pessoas contam de nossos resultados.

Mande um Whatsapp!
Nosso Whatsapp Agende Agora