Entenda melhor a Ceratocone

Reconhecida como uma doença degenerativa, trata- se de uma distrofia que deixa a córnea mais fina e abaulada no centro ou porção inferior (formato de cone). O Ceratocone pode ser tratado e, se diagnosticado precocemente, oferecer condições para que a pessoa tenha uma melhor qualidade de visão ao longo do tempo. O fator hereditário está presente em 8% dos casos.

Sintomas Ceratocone

  • Astigmatismo irregular com dificuldades consideráveis de visão que nem sempre melhora com óculos;
  • Percepção de múltiplas imagens vistas ao mesmo tempo;
  • Dores de cabeça, geradas pelo esforço ocular.

Tratamento Ceratocone

Para tratar o problema algumas alternativas poderão ser consideradas, dependendo do grau de evolução do quadro que poderá ser avaliado após a consulta com um oftalmologista especializado e a realização de exames detalhados.

Entre as formas de opções, o médico pode indicar o uso de óculos ou lentes de contato gás permeáveis personalizadas. Nos casos mais avançados, pode ser indicada uma cirurgia: ou de colocação de anéis corneanos que têm a função de mudar a curvatura acentuada, ou em casos mais avançados, o transplante de córnea, como forma de evitar a cegueira.

Trate a ceratocone com a melhor infraestrutura e o melhor atendimento da região, somente na Clínica da Dra. Magda Miranda. Continue enxergando e realize suas atividades rotineiras com o melhor tratamento aqui.

Perguntas Frequentes

Quais as principais causas do Ceratocone?

Elas não são totalmente esclarecidas, mas geralmente estão ligadas à hereditariedade e associação à doenças não oculares que prejudicam o formato da córnea, ou ainda aparecer na gravidez.

Ele pode afetar os dois olhos ao mesmo tempo?

Sim, mas também pode acometer um olho só. O Ceratocone bilateral (nos dois olhos) é mais comum do que o unilateral.

Quais os tipos de exames que se costuma fazer para confirmar o diagnóstico?

Além dos que são realizados em consulta com o oftalmologista, costuma-se realizar um mapeamento da córnea por meio de uma topografia corneana, entre outros que possam ser feitos, dependendo da avaliação.

Com funciona a cirurgia para a colocação dos anéis corneanos ou o transplante?

A implantação de anel associada à aplicação de Laser Cross Linking costuma ser mais prática do que o transplante, até porque a primeira pode ser realizada com anestesia local e a recuperação é mais rápida, por ser extraocular, diferente do transplante. Mas tudo vai depender do grau de degeneração.

Quais os tipos de resultados para ambos os casos?

No caso dos anéis, após a implantação, o paciente é orientado a usar uma lente de contato terapêutica, com a função de curativo, pelo prazo de até 48h. Depois disso, a visão passa a melhorar e a recuperação total pode levar até 6 meses. Já no caso do transplante de córnea, a pessoa deve usar um curativo por 2 dias e após a retirada, gradualmente ela pode voltar a enxergar de forma mais limpa. Vale salientar que o paciente deverá usar medicamentos para não haver rejeição da córnea doadora por muito tempo.

Pergunte à Dra. Magda

Ainda ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta.

Dica

O fator mais importante em relação ao ceratocone é o seu diagnóstico nas fases iniciais, o que torna importante a visita ao oftalmologista com regularidade.

Ao notar os mínimos sintomas, procure um oftalmologista e realize exames preventivos. Afinal, a Ceratocone é uma doença que, apesar de não ter cura, pode ser tratada a tempo de oferecer maior qualidade de visão ocular para a pessoa.

Agende uma Consulta

Quer saber mais a respeito? Agende uma consulta com a gente e faça uma avaliação. Teremos o prazer em esclarecer todas as suas dúvidas e definir o melhor procedimento para o seu caso.

Nosso Blog

Confira o blog e conheça as novidades, descobertas, curiosidades e como cuidar da saúde dos seus olhos com a nossa Clínica de Catarata da Dra. Magda Miranda. Boa leitura!

Depoimentos

Nossa história se resume nas experiências e resultados vividos por nossos pacientes. Confira o que as pessoas contam de nossos resultados.

Mande um Whatsapp!
Nosso Whatsapp Agende Agora