Catarata: Uma doença silenciosa

A catarata é a principal doença causadora de cegueira no mundo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmam que mais de 51% dos casos no mundo são relacionados à catarata, em um número de 20 milhões de pessoas. Isso se deve ao fato de a doença ser silenciosa e agir com o tempo, sem deixar muitos sintomas.
A catarata consiste na opacidade que o cristalino, o nome dado à lente natural do olho humano, perde ao longo do tempo. Na catarata, a pessoa tem uma visão nublada. É como se você estivesse olhando por uma janela embaçada, dificultando atividades básicas como a leitura, dirigir um carro ou, basicamente, interpretar uma expressão facial.
A doença é tão séria que é considerada a principal causa de baixa visão em países desenvolvidos e em desenvolvimento e uma das doenças que tendem a crescer nos próximos anos, devido ao aumento da expectativa de vida. Ela tem cura, mas precisa ser detectada com antecedência.
Entenda a causa e os sintomas da Catarata
A principal causa da Catarata é de aspecto natural: o cristalino envelhece com o andar dos anos, assim como acontece com o corpo do indivíduo. Isso explica porque é tão frequente na população idosa.
Mas fatores secundários incidem no aparecimento da catarata, entre elas a diabetes, o uso sem discriminação de colírios ou medicamentos que possuam o corticoide, traumas oculares, como pancadas, infecções e o fumo.
Os sintomas mais comuns e que facilitam a detecção da doença são:
- A diminuição da visão;
- Visão Embaçada;
- Aumento da sensibilidade à luz;
- Frequente alteração da visão das cores;
- Alteração do cor do olho para um aspecto mais esbranquiçado.
Tipos de Catarata
A catarata se subdivide-se em cinco tipos. Vamos conhecer quais são:
Catarata Senil
Relacionada ao fator idade, ocorre por conta do envelhecimento da pessoa e do cristalino. A depender da localização, se divide em três tipos:
- Cataratas nucleares
Formam-se no centro da lente, deixando seu núcleo opaco ou turvo. Pode surgir uma coloração amarelada ou castanha no centro do olho. - Catarata Cortical
Em forma de cunha nas extremidades do núcleo ocular. - Catarata subcapsular
Se forma mais rapidamente, afeta a parte de trás da lente.
Catarata Congênita
Presente no nascimento ou se forma durante o primeiro ano de vida do bebê. Menos comum do que o tipo de idade, nem sempre apresenta sintomas e consegue ser removida quando interfere diretamente na visão do recém-nascido.
Pode se desenvolver se a mãe abusar de substâncias como o álcool e drogas, ou uma infecção grave.
Catarata Secundária
Doenças e medicamentos são agentes causadores deste tipo de catarata. Entre as doenças, são a glaucoma e a diabetes. Medicamentos esteroides potencializam a catarata secundária.
Catarata Traumática
Se desenvolvem após uma lesão no olho, causada por acidentes ou outros traumas. Neste caso, pode-se demorar anos para que apareça os sintomas.
Catarata de Radiação
Se forma depois que o paciente passa por um tratamento que envolva radiação, como os casos de câncer.
A solução da catarata: Cirurgia!
A boa notícia é que a catarata tem cura sim e o único tratamento é a cirurgia. É um método simples, com anestesia local e rápido. Neste procedimento, o cristalino que está desgastado é trocado por uma lente intraocular artificial que recupera a função perdida.
Existem lentes de vários tipos para correção de diversos problemas de visão. Até implantar lentes especiais para eliminar a necessidade de óculos para longe e até para perto, a depender de cada caso.
É fundamental que a cirurgia da catarata seja realizada por um profissional experiente, de alta capacidade, que possua a melhor infraestrutura, os melhores parceiros para devolver a visão e um atendimento totalmente humanizado, pensado em resolver seu problema e melhorar sua qualidade de vida. Atributos que só a Dra. Magda Miranda pode proporcionar à você.
Entre em contato, agende sua consulta e descubra como é enxergar melhor e acabar com a catarata com a Dra. Magda Miranda.