Entenda melhor a Catarata

A Catarata tem cura e pode ser tratada por meio de uma intervenção cirúrgica

Sintomas da Catarata

A sensação para quem tem é de que as imagens ao redor estão constantemente nubladas, ao ponto de impedir a pessoa de realizar tarefas simples, como ler, cumprimentar pessoas ou dirigir.

O problema atinge principalmente os mais idosos, mas não impede de acometer as pessoas mais jovens, já que a perda de transparência do cristalino (lente natural dos olhos) pode ser congênita ou adquirida.

Tratamento para Catarata

Para qualquer uma das causas, a solução passa pela intervenção cirúrgica, realizada por especialistas no assunto, como a Dra Magda Miranda. E a decisão para que o procedimento seja realizado depende mais do grau de comprometimento da visão do que da idade do paciente.

O procedimento é realizado microscopicamente (Facoemulsificação) e tem como objetivo remover o cristalino opaco e substituí-lo por uma prótese transparente (lente intraocular) para que a pessoa volte a enxergar com precisão.

Deixe a catarata para trás! Faça sua avaliação com a Dra. Magda e receba um atendimento personalizado e humanizado e recupere a visão plena para retomar as atividades diárias com excelência.

Perguntas Frequentes

O que causa a Catarata?

Ela é uma doença multifatorial, que apesar de ser congênita ou adquirida, acontece devido ao envelhecimento do cristalino e por esta razão, também pode ser chamada de catarata senil. Além disso, ela pode estar associada a outras doenças sistêmicas, como: as oculares, o diabetes, o alcoolismo, o tabagismo, entre outras.

A doença atinge somente os dois olhos?

Não, ela pode acometer um ou ambos, dependendo da causa e dos fatores citados.

Quais são os sintomas?

Na maior parte das vezes ela causa a sensação de visão embaçada, alteração contínua da refração (grau dos óculos), maior sensibilidade à luz e a sensação de que as cores estão desbotadas. Além disso, ela reduz a visão para baixo contraste e baixa luminosidade para longe, nos casos de miopia. Na dúvida, o melhor a fazer é procurar a ajuda de um oftalmologista.

A catarata realmente tem cura?

Sim, a deficiência visual pode ser revertida com a cirurgia, já que é usada uma lente artificial transparente.

Os dois olhos costumam ser operados de uma vez?

Não. O intervalo de tempo entre a cirurgia de catarata do primeiro olho para o segundo pode variar. Mas, de forma geral, procura-se evitar a realização da cirurgia de catarata bilateral simultânea, já que o resultado do primeiro olho pode servir como base para o segundo.

Pergunte à Dra. Magda

Ainda ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta.

Dica

A saúde dos olhos do paciente que sofre de catarata também pode ser influenciada por fatores como o seu histórico familiar, sua saúde de maneira geral e os cuidados pré e pós-operatórios, determinantes para que ele obtenha bons resultados após a cirurgia.

Agende uma Consulta

Quer saber mais a respeito? Agende uma consulta com a gente e faça uma avaliação. Teremos o prazer em esclarecer todas as suas dúvidas e definir o melhor procedimento para o seu caso.

Nosso Blog

Confira o blog e conheça as novidades, descobertas, curiosidades e como cuidar da saúde dos seus olhos com a nossa Clínica de Catarata da Dra. Magda Miranda. Boa leitura!

Depoimentos

Nossa história se resume nas experiências e resultados vividos por nossos pacientes. Confira o que as pessoas contam de nossos resultados.

Mande um Whatsapp!
Nosso Whatsapp Agende Agora